DGS lança microsite para esclarecer dúvidas sobre Covid-19

0

A Direção-Geral da Saúde lançou um microsite sobre o novo coronavírus (Covid-19), onde é possível esclarecer dúvidas sobre a doença e acompanhar a evolução da infecção tanto a nível mundial quanto em Portugal, onde se confirmaram os primeiros casos positivos no início da semana.

Em www.dgs.pt/corona-virus os portugueses encontram resposta às perguntas “Covid-19, o que é?”, “Estarei doente?” ou “Posso Viajar?”.

São também disponibilizados folhetos informativos e vídeos com esclarecimentos à população, onde se destaca como medida de prevenção mais eficaz a lavagem frequente das mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou a utilização de solução desinfectante com álcool.

Tal como no caso de outras infecções do trato respiratório, as gotículas responsáveis pela transmissão do vírus “não se propagam habitualmente a uma distância superior a um metro”, sendo as recomendações gerais para que, em caso de tosse ou espirros, se faça uso de lenços de papel descartáveis ou do braço, lavando-se de seguida muito bem as mãos.

Máscaras só devem ser usadas “por quem está doente ou por profissionais de saúde”, uma vez que, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a máscara mal colocada e mal retirada não funciona; a máscara pode levar à acumulação de vírus; o contacto das mãos com a máscara contaminada leva à propaganda da doença.

A DGS sublinha ainda que, em caso de suspeita de infecção, os cidadãos não devem dirigir-se aos serviços de saúde, devendo sempre recorrer ao SNS 24, ligando para o 808 24 24 24.