As diferenças entre o Covid-19 e a gripe

0

A gripe provoca mal-estar e cansaço, febre alta, dores de cabeça, tosse seca. No Covid-19 os sintomas são cansaço, febre, falta de ar e tosse. Estas semelhanças devem ser cuidadosamente avaliadas por profissionais de saúde porque, em ambos, os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave, insuficiência respiratória aguda e até mesmo levar à morte.

Quanto ao tempo de incubação, na gripe são 2 dias; no Covid-19 pode ir de 2 a 14 dias.

Quanto à mortalidade, a gripe, em todo o Mundo, provoca anualmente entre 290 mil e 650 mil mortos. consoante seja alta ou baixa a actividade gripal. Em Portugal, o ano passado, a gripe sazonal, provocada por vários tipos de vírus, matou 3.331 pessoas. Quanto ao Covid-19, nas últimas semanas, em todo o Mundo, fez mais de 3 mil mortos.

A epidemia atinge principalmente as pessoas mais velhas, sendo particularmente perigosa para os idosos com outras patologias associadas.

Uma das diferenças que preocupa as autoridades mundiais é que a gripe começa sempre em países do hemisfério sul e dá a volta ao Mundo, como se andasse sempre atrás do Inverno. No caso do Covid-19, a transmissão é igualmente rápida, mas atinge um grande número de países no mesmo período temporal.